Qual é o melhor moinho para café? (Uso residencial)

Vim esclarecer algumas dúvidas quanto aos moinhos “pessoais” (para não chamá-los de “moinhos profissionais” que são aqueles que acompanham as máquinas de grupo).

Você percebe que precisa de um moinho “pessoal” quando você não se contenta com os cafés vendidos nos mercados, daqueles que já vêm moídos e só servem para o preparo em coador de pano ou papel, ou quando o seu tipo de preparo predileto exige uma moagem específica, ou ainda, quando o seu café predileto só é vendido em grãos, ou mais ainda, quando você só acredita na pureza do pó que viu moer, ou simplesmente porque gosta de café moído na hora. Mas calma, alguns estabelecimentos moem café na hora e algumas marcas de café possuem moagens específicas para o tipo de preparo desejado, ou você pode encomendar moagens especiais em torrefações especiais, enfim, não é o “fim do mundo” se você não tem moinho, essas alternativas que apresentei costumam resolver os problemas.

Você notou a quantidade de motivos para ter seu próprio moinho? Seja qual for seu motivo, seguem alguns esclarecimentos:

Primeiro, certifique-se da quantidade de café que deseja moer diariamente, ou seja, se você for proprietário de um restaurante, padaria, bistrô, consultório, enfim, às vezes vale a pena investir em outros tipos de preparo de café, como máquinas automáticas (tipo das marcas saeco, gaggia, jura, entre outras) que já possuem moedor de café internamente e fazem um espresso com qualidade excelente e não precisa gastar o tempo de ninguém moendo café. Ou se for um local de muita movimentação, acima de 1 dose a cada 10 minutos eu recomendaria facilmente uma máquina de grupo e seria necessário um moinho profissional.

Segundo, se você faz doses pequenas, tipo até 10 doses por período (para o café da manhã ou após o almoço), e não tem o excesso de capricho de ter um café perfeito, eu diria que um moinho elétrico de lâmina seria suficiente. Existem vários modelos no mercado, e algumas marcas são consagradas, pesquise bem antes de comprar. Prefira os bivolt’s, pois assim você pode levar seu moinho para onde quiser. Os moinhos de lâmina não possuem moagem homogênea, ou seja, a granulometria não sai toda igual, é visível que a moagem apresenta “cacos” de café bem maiores. Os moinhos de lâmina não são capazes de moer café para preparo de espresso ou café turco, pois não são capazes de produzir moagens bem finas.

IMG_6912
Resultado da moagem em um moinho de lâmina, note os pedaços grandes, a moagem deixa de ser homogênea, mas a diferença no paladar é quase imperceptível quando é necessária moagem média.

Terceiro, se você já tem o paladar bem refinado, já consegue distinguir os sabores do café, já está mais exigente e faz poucas doses eu recomendo um moinho manual, daqueles de “manivela”. Tanto faz a marca, algumas são famosas, até mesmo aqueles moinhos tipo “mimoso” antigos dão bons resultados. A moagem é homogênea e a regulagem é mais precisa (quem já regulou máquina de grupo em conjunto com o moinho sabe bem o que estou falando). A precisão na moagem é fundamental para máquinas que possuem o porta-filtro, pois aquela relação entre moagem e máquina para se obter o espresso perfeito é bem delicada. Outro detalhe é o calor, esse tipo de moagem não libera calor, portanto mantém mais o aroma, diferente da lâmina que acaba por aquecer o pó. Moendo vagarosamente, os aromas mais intensos duram até 15 minutos após a moagem.

IMG_6248
Moinho Mimoso

Um detalhe importante: O café é sensível à umidade do ar, portanto, não conforme-se com uma moagem padrão, não “trave” seu moinho em uma única moagem pois, além da umidade, fatores como ponto de torra, idade da torra e tipo do grão podem influenciar na sua bebida oferecendo resultados bastante diferentes, por isso a razão de se ter um moinho com diferentes regulagens. Por este motivo também existem os baristas, pois este ajuste é delicado e varia conforme a exigência do paladar do degustador, o barista faz uma afinação de todas essas variáveis.

8 comentários sobre “Qual é o melhor moinho para café? (Uso residencial)

  1. Rafaela boa tarde. Para um preparo na Moka Bialetti para 2 xícaras, qual a moagem ideal neste moedor de lamina Hamilton Beach? Grosso ou médio? Ganhei um moedor destes. Imagino que tenha feito testes…rs

    Curtir

    1. Boa tarde Cadu. Independente da capacidade da sua cafeteira (1, 2, 3, 6 xícaras) o compartimento de café (aquele funil) deve ser sempre preenchido até a boca, mesmo que vá preparar uma quantidade menor de doses, pois o tamanho do funil é proporcional ao tamanho das doses e ao tamanho da máquina. A moagem (como eu sempre digo) deve ser média. Mas eu gosto de variar um pouco dependendo do grão utilizado, tem grãos que ficam muito pesados de sabor então eu deixo a moagem mais grossa, ou mais fina para o caso de grãos suaves demais, mas isso só com o tempo você vai aprender. Na dúvida, use a moagem média ou grossa, a fina jamais use pois corre o risco de entupir as peneiras. Não sei qual é o teu modelo do moinho, mas não confie muito na escala, use apenas como referência os números do moinho. Preferencialmente use alguma foto como parâmetro de moagem. Na internet se procurar por moagem média de café vai achar várias fotos para usar como ideia.
      Se tiver dúvida no preparo, leia este post que ensina o preparo certinho: http://wp.me/p6fFrC-2H

      Até mais! Obrigada por escrever ao blog!

      Curtir

  2. Rafaela, Boa tarde. Tenho um moedor manual de manivela antigo, a marca é Fama e o número é 3. Estou tendo dificuldade de ajustar para uma moagem média para poder usar em cápsulas de café. A moagem esta muito fina e entope o filtro. Alguma dica?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Cláudia. Eu tenho um moedor desses antigos, mas de outra marca, e ele funciona bem (dentro das limitações dele). Não podemos compará-lo aos melhores moinhos do mercado. Antigamente as exigências com relação ao café eram diferentes, tudo era menos preciso e não exigíamos tanto do café como exigimos hoje. Normalmente estes moinhos antigos eram utilizados para café coado em pano ou papel apenas, ou seja, seu controle de grau de moagem era limitado a esses tipos de preparo. Hoje temos diversos (mais de 10) tipos de preparo e cada um tem sua peculiaridade. O moinho antigo que eu tenho, possui uma regulagem na parte de trás, bastou limpar ele e deixar as roscas bem em ordem que fez um bom trabalho. Não sei como é a regulagem do seu moinho e se ele está em boas condições. Se ele está moendo muito fino provavelmente ele ainda está bom por dentro. Tente abrir ele para verificar como ele está. Eu insistiria em tentar regula-lo, ou talvez contaria com a ajuda de algum marcador pra você ter referência dos ajustes (para qual lado gira engrossa ou afina o pó). Mas se mesmo insistindo o seu moinho não ajudar, eu recomendo que compre algum moinho manual ou elétrico novo. Caso você não seja muito exigente com seu café o moinho de lâminas pode servir. Existem diversas marcas. O moinho elétrico de lâminas (hoje) está custando cerca de 30% a mais que o moinho tipo antigo. Se o filtro está entupindo, corre o risco de danificar seu equipamento que tem que fazer pressão extra para vencer a barreira de café. Dependendo da sua máquina de café, o preço de um moinho novo compensa. Outra coisa que pode estar ocorrendo está relacionado com a torra do grão de café que você utiliza. A utilização de um café torrado demais, ao ponto de estar com muito óleo por fora do grão, pode prejudicar a extração. Tente utilizar um café com cor de chocolate ao leite ou mais claro, preferencialmente mais claro que chocolate. Evite utilizar grãos torrados à muito tempo, pois isso também faz soltar óleo. Sempre prefira torra recente e torra clara, isso vai ajudar.

      Curtir

    1. Oi Caroline. Normalmente os da Hamilton são de lâmina (olhe dentro vai ter umas lâminas tipo de liquidificador). Os de lâmina são recomendados para iniciantes, isso porque ele não mói os tamanhos todos iguais (tipo uma areia) ele mói com pedaços grandes junto. Mas pra quem tá começando tá ótimo. Ele é bom pra coado sim. Eu só não recomendo pra café turco que precisa de pó muito fino. Pra espresso também não recomendo porque o espresso é muito exigente. Mas pra cotados em geral ele atende bem.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s