O que é Dalgona Coffee? Como preparar Dalgona Coffee?

O Dalgona Coffee é uma bebida feita com 5 ingredientes muito simples:  Café solúvel, água, açúcar refinado, gelo e leite.

O Dalgona Coffee não é propriamente uma novidade. Originária da Índia, esta bebida é antiga e seu nome foi reinventado com o nome de Dalgona coffee. Encontrei na internet mais de 5 nomes diferentes para a mesma bebida. Existem controvérsias quanto ao inventor, ou quem renomeou a antiga bebida. Diversos sites mencionam diferentes influencers, atores e baristas como responsáveis pelo novo sucesso desta bebida.

IMG_8690

O grande sucesso do Dalgona Coffee desta bebida está na textura da espuma cremosa que é colocada sobre a bebida. Essa espuma é bem simples de fazer e pode ser feito em casa (receita logo abaixo).

IMG_8722

O Nome “Dalgona” é comum na Coréia do Sul como um doce, duro, visualmente semelhante ao suspiro brasileiro, mas feito de caramelo e sem ovo. Às vezes com um formato achatado e vendido no palito como um pirulito. O doce Dalgona não é o que vai em cima do Dalgona Coffee. O doce Dalgona é antigo, muito popular entre as décadas de 1970 e 1980 e atualmente é tido como um doce retrô na Coreia. (vide fonte 1)

O sucesso do Dalgona Coffee aconteceu de forma intensa nos aplicativos Instagram e TikTok, principalmente porque é uma bebida simples de fazer, de boa aparência e que não requer um barista qualificado para prepara-lo.

IMG_8734

O curioso é que o Dalgona Coffee teve seu sucesso em meio à pandemia do Corona Virus, ele veio como uma bebida confortável, acalentadora nesses tempos difíceis de isolamento.  Pelo sucesso que está fazendo, pode-se dizer que é a bebida da quarentena.

No Youtube existem diversos vídeos ensinando o preparo do Dalgona Coffee, algo em comum nos vídeos é a intenção transmitir sensações calmantes durante os videos, para estimular o ADMR (autonomous sensory meridian response),  que é uma sensação relaxante causada, por exemplo quando se ouve um sussurro, ou quando ouvimos sons relaxantes como água caindo lentamente, estalos e sons que remetem à sensações relaxantes, como uma massagem cerebral. (vide fonte 2) 

De acordo com o Google Trend, esse assunto evidenciou-se no final de fevereiro. Diversos vídeos sobre o Dalgona Coffee e diversos influencers angariaram milhões de seguidores e curtidas com essa bebida. (vide fonte 3) 

Já no Brasil, segundo o Google Trends, o termo “dalgona coffee” cresceu consideravelmente no Brasil entre os dias 22 e 28 de Março de 2020.

IMG_8683

As receitas encontradas na internet variam um pouco, algumas adicionam bicarbonato, outras receitas batem o café solúvel e o açúcar com o leite, e não com a água. De qualquer forma a receita que a maioria das pessoas faz é esta que vou apresentar abaixo.

Como preparar o “Dalgona Coffee” ou “Café Dalgona”.

Misture em partes iguais os três ingredientes abaixo:

  • Café solúvel
  • Água potável
  • Açúcar refinado

A quantidade depende de quanto creme você quer sobre a sua bebida. A quantidade mínima que eu recomendo para que seja possível seu preparo é de 5 colheres de sopa de cada ingrediente, se usar uma quantidade menor que esta, você não vai conseguir preparar. Eu costumo usar a medida de uma xícara de café de cada ingrediente, rende o suficiente para 2 ou 3 copos.

Preparo:

Depois de misturados, mexa bastante e vigorosamente. Pode mexer com: colher, mixer, fuê ou com batedeira. Demora um pouco até o creme se formar. Reserve.

Se for fazer a bebida fria, use um copo de vidro liso e coloque as pedras de gelo dentro do copo, em seguida, adicione o leite frio, em seguida, coloque o creme. Pronto!

Se for fazer a bebida quente, use um copo de vidro (desde que o vidro seja especial para bebidas quentes), coloque o leite quente e em seguida coloque o creme. Pronto!

IMG_8734

Variações:

Você pode adicionar ainda café espresso ou coado na bebida antes do creme. Você pode também colocar algum xarope como Monin de Baunilha.

Agora você já está por dentro da bebida mais desejada da quarentena!

Opinião da Rafa:

Bebida bonita, bem apresentável, agradável aos olhos do cliente, uma bebida Instagramer pela aparência e fácil preparo. Quanto ao sabor, eu acho uma bebida agradável, mas dependendo do café solúvel o sabor pode ser frustrante. Por ser café solúvel, esta bebida vai na contra-mão das tendências do mundo do café, onde são buscados cafés especiais e bebidas mais puras, sem muitos ingredientes. Para os entendedores de café, eu diria que esta é uma bebida de segunda onda do café.

IMG_8757

Fontes utilizadas para este artigo:

3 comentários sobre “O que é Dalgona Coffee? Como preparar Dalgona Coffee?

  1. Bom dia. Gostaria e elogiar a escrita, parecia que estava ouvindo música ao ler. Delicia de texto, e que forma mais maravilhosa de se informar sobre essa bebida que terei o prazer de experimentar futuramente, seguindo seus passos. Obrigada pela informação e mais uma vez, parabéns pelo texto.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário