Café de cápsula é bom?

Gosta da praticidade do café em Cápsulas? Isso é inegável. Eu diria que é a melhor característica desse método de preparo.

No mercado de café, a máquina de cápsula abriu as portas para os cafés “diferenciados”, sendo vendido como uma “bebida superior” (veja abaixo se isso é verdade). A cápsula mostrou ao público que existe diversidade de: terroirs, pontos de torra, variedades de planta, métodos de beneficiamento, entre outros.  Esse mundo de café diversificado era restrito a pequenos grupos de fanáticos por café que, como eu, sempre consumiram os cafés em grãos. Hoje com as cápsulas, muitas pessoas estão curiosas sobre o café que estão consumindo ou que pretendem consumir. A cápsula abriu os olhos dos brasileiros para mostrar o café por um ponto de vista nunca visto antes, sendo comparado ao vinho. Os cafés eram simplesmente bebidos, sem qualquer análise de sensações e sabores.

img_5717

(Clique para saber sobre a Rafa) Na minha opinião, posso dizer que o café preparado em cápsula deveria ter um nome diferente. O motivo? Vários! Não só porque ele tem uma série de diferenças quando comparado ao espresso convencional, mas também porque extrai o café de uma forma única. Talvez mereça um nome como “super espresso”. Em consulta aos meus livros (todos) o “café espresso” tem características muito diferentes do café preparado nas cápsulas, começando pela pressão. Aliás, será que é por isso que eles usam o nome “espresso”?

 

IMG_5712

Mas essa teoria também excluiria a Cafeteira Italiana que também vende o produto de sua máquina com o nome de “espresso”, embora a bebida produzida pela italianinha não se enquadre nas características de um café espresso.

Fica a pergunta: Espresso é aquela bebida de 9bar de pressão, 7g de café, 30 segundos de extração e 92ºC de temperatura? Ou seria qualquer bebida à base de café preparada sob pressão? Enfim, fritem seus miolos. Algumas máquinas de preparo de cápsulas extraem o café à nada menos que 18bar de pressão (o dobro da pressão de uma máquina de grupo – vulgo máquina de padaria). Bom, não cabe a mim decidir quem pode e quem não pode usar o nome espresso, acho que todos os métodos de preparo de café são válidos, afinal, cada um coloca na sua xícara uma sensação e todos os métodos devem ser respeitados.

Vamos direto à clássica pergunta: Café de cápsula é bom?

Resposta: Depende. (Odeio responder depende, mas neste caso depende).

Pra começar, existem pessoas com os mais variados gostos. Sempre pensamos “como alguém pode gostar disto!”, então obviamente gosto não se discute. Café envolve sentimento e isso inegavelmente tem relação com gostar ou não desse ou daquele café.

Um QGrader (Veja o que é QGrader neste link ) pode avaliar um café e garantir ao comprador a classificação do produto. Ele consegue determinar qual é o melhor café dentre vários, utilizando os parâmetros internacionais, mas isso não quer dizer que esse grão, votado como melhor, vai lhe agradar.

Partindo dessas considerações, te respondo que algumas cápsulas são excelentes e outras são muito ruins. O que o mercado de cápsulas fez foi enobrecer ou gourmetizar todos os tipos de café, desde os ruins até os bons. Conforme você vai provando os mais variados tipos de café você vai balizando seu paladar e acaba optando por um tipo de café. E mais uma vez eu digo, isso não quer dizer que você escolheu um café bom. Ele pode ser bom pra você, mas para os conhecedores de café, você escolheu um café ruim.

Posso te afirmar: se você não gosta de cápsulas, EXISTE UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL. Existem sim cafés bons.

IMG_5745
A diversidade de tipos de café é o principal atrativo das cápsulas.

Provei diversas cápsulas de diversas marcas, de diversos “sabores” e repeti a dose muitas vezes.  Algumas cápsulas, confesso, foram eleitas por mim como prediletas e algumas me surpreenderam pela qualidade. – Ponto positivo para as cápsulas. – Mas na minha opinião pessoal, ainda prefiro preparos manuais (coados), sem máquinas, ou no máximo com uma máquina de grupo (espresso).

Consumir um café que foi moído à muito tempo não é uma boa opção para quem gosta dos aromas. O ideal é consumir o café dentro de 15 minutos depois de moído. – Ponto negativo para as cápsulas – .

O café com uma torra recente oferece uma crema maior, coisa que nem sempre acontece com as cápsulas. Já provei umas cápsulas de café da Jamaica de uma torrefação de Londres (Confira aqui o Post sobre este café) que me garantiu que o café é de torra recente e de fato me pareceu verdade.

IMG_5746

Uma cápsula não lhe permite manobrar a bebida, você não consegue fazer uma bebida com temperatura menor ou com moagem diferente. Com a cápsula é possível apenas controlar o volume de água. Mas isso tem um lado bom: evita o erro humano no preparo.

Para pensar:

Existe algum prato da gastronomia que é só adicionar água e aquecer que está pronto (assim como é feito com a cápsula)? Existe, certo? Você nem precisa de cozinheiro e nem precisa saber cozinhar para preparar este prato, correto? Pois imagine que café, assim como o trigo, permite uma gama enorme de preparos, pratos, sabores, combinações, etc. Troque então o cozinheiro ou o chefe de cozinha pelo barista e teremos então pratos excelentes e cheios de originalidade. Seriam pratos pelos quais algumas pessoas pagariam fortunas para ter o prazer de degustar. Mas também existem aquelas pessoas que não sentem prazer na gastronomia e preferem a praticidade. Ideal seria juntar tudo isso.

A máquina de cápsula é inegavelmente algo incrível porque ela é limpa, prática e permite a troca do café com facilidade, diferente de uma máquina de grupo. A invenção da máquina de cápsula é de uma genialidade ímpar, porque você consegue alcançar todos os gostos. Imagine como era antigamente: você vai receber uma visita em sua casa, você prepara o café ao seu modo e nem sempre agrada a visita, porque sempre tem alguém que gosta de café mais forte ou mais fraco. Mas com a cápsula isso não existe, pois basta perguntar para a visita “Qual cápsula você prefere?”

A cápsula, como tudo na vida (e como os demais métodos de preparo), possui o lado bom e o lado ruim. Cabe a você ver qual é a melhor escolha pra você.

IMG_2781

Antes de comprar sua máquina de café de cápsula, verifique se a cápsula que ela oferece é de fácil acesso à você. Verifique se o café oferecido é solúvel (se você ama café com todas as suas forças, talvez não goste do café solúvel). Avalie o custo benefício, através do preço da dose do café, muitas vezes outros tipos de máquina podem ser mais ou menos vantajosos pra você.

Fonte: Não tem, autoria minha mesmo, caso use qualquer trecho deste texto, favor mencionar como referência. Eu e os direitos autorais agradecem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s