O que é QGrader? Dicas para ser QGrader.

QGrader é um avaliador de cafés especiais. O nome QGrader significa “Avaliador de Qualidade”. Isso significa que você será capaz de dar notas, ou seja, pontuar grãos de cafés especiais. Para ser QGrader você passa por uma certificação, composta por diversas provas que avaliam seus conhecimentos e percepções sobre café.

IMG_3584

Não pense que este é um título Gourmet ou “modinha”, é uma certificação para ser usada como trabalho. Ser QGrader é ter habilidade de fazer a descrição de um café de forma semelhante a outro QGrader ao redor do mundo, ou seja, os QGrader´s têm a responsabilidade de dar notas semelhantes para um mesmo café.

Os QGrader´s usam o protocolo SCA – Specialty Coffee Association para classificar os cafés. Apenas os cafés especiais são classificados. Os cafés especiais possuem  nota entre 80 (pontuação mínima) e 100 pontos (pontuação máxima). A maneira como essa nota é montada é complexa e extensa cabendo até um Post exclusivo sobre o assunto.

IMG_3568

Este sistema de pontuação é muito utilizado na comercialização de café verde, seja no mercado interno ou externo. A ideia é criar uma mesma linguagem para facilitar a comercialização de café no mundo todo. Não é à toa que é chamado de “calibração”. O profissional QGrader passa periodicamente por um balizamento para que continue com o título de QGrader. Este balizamento faz com que você crie parâmetros de avaliação da do café e este balizamento é igual em todo o mundo onde o curso é ministrado.

IMG_3566

Um profissional QGrader pode se encaixar em vários pontos da cadeia produtiva do café:

  • Produtor rural;
  • Comercializador de café;
  • Exportador;
  • Importador;
  • Torrefador.

IMG_3609

É um título normalmente indicado para quem trabalha com café verde, quando precisa-se saber o valor comercial daquele café que está sendo comercializado.

Na data de hoje (18/10/2017), existem apenas 5.243 pessoas no mundo habilitadas e calibradas podendo atuar como Arabica QGrader’s. Antes que eu me esqueça, Arábica QGrader’s é um QGrader especializado em Arábica, existe também Robusta QGrader.

IMG_3567

Tive a experiência de passar por esta certificação e seguem algumas dicas pessoais para praticar antes ou durante o curso:

  1. Certifique-se da utilidade dessa certificação na sua carreira, pois é um curso de custo elevado se comparado aos cursos de café normais (barista, preparo de bebidas, etc.) . É uma certificação difícil e exigente. Dependendo da sua posição na cadeia do café pode ser um curso muito útil ou sem utilidade. Recomendo que ao menos trabalhe com café para tentar a certificação;
  2. Estude a parte teórica, você não precisa saber tudo, mas vai precisar saber bastante;
  3. Experimente os mais diversos tipos de café que lhe oferecerem;
  4. Boa parte das avaliações não dependem do seu conhecimento adquirido em livros, 90% das avaliações são feitas através dos sentidos olfato e paladar. Conte com a sua memória também.
  5. Pratique o cupping com frequência, de preferência dentro do protocolo da SCA (Specialty Coffee Association);
  6. Esteja com a saúde boa, fazer o curso com qualquer problema de saúde que comprometa o nariz ou língua pode comprometer seus resultados. Beba bastante água durante o curso, evite bebida alcoólica, evite comida com temperos fortes, evite principalmente alimentos e hábitos que possam lhe causar aftas.
  7. Durma bem e pratique exercícios, isso ajuda a melhorar suas percepções de aroma.
  8. Não faça uso de enxaguantes bucais, gomas de mascar, balas e outros alimentos com aromatizantes fortes.
  9. Não faça uso de: perfumes, desodorantes perfumados, shampoos muito perfumados, sabonetes com perfume forte, creme para as mãos com perfume, enfim, evite TODO e qualquer perfume ou aroma. Existem desodorantes, sabonetes e shampoos sem perfume.
  10. Concentre-se muito, foque bastante, não se deixe distrair.
  11. Prepare-se para que não esteja fazendo uso de medicamentos fortes ou que alterem suas percepções de aroma e sabor;
  12. Memorize os aromas do seu dia-a-dia, monte uma boa memória dos aromas;
  13. Exercite o paladar identificando os sabores salgado, doce e azedo em todos os alimentos.
  14. Reserve dinheiro não só para o curso, mas também para os Retakes, que são as provas de repescagem, caso você não passe direto nas provas.

 

IMG_3603

Para escrever este Post, além de mim que finalmente conquistei o título de Arabica QGrader, contei com a ajuda de uma amiga que é Coffee Trader e QGrader: Renata Eller Santos. Uma amiga muito querida que conheci em Varginha. Obrigada Rê por me ajudar com o Post! ;o)

Agradeço ao namorado e a todos os amigos e parentes que me apoiaram na conquista desse título. Agradeço aos meus pais que deram apoio e muitas vezes sacrificaram alguns dias, finais de semana e sacas de café comigo.

Então analise a viabilidade, faça sua escolha e boa sorte!

Anúncios

Um comentário sobre “O que é QGrader? Dicas para ser QGrader.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s