Como aprender a tomar café

(Postagem para leitor nível iniciante)

Na minha opinião café é uma bebida única, saborosa, inigualável, com o poder de transformar meu humor, de me dar energia, reatar memórias prazerosas e adoçar meu paladar com o açúcar da fruta e me inebriar com aromas enigmáticos. Se você não vê o café com os mesmos olhos, sempre acha o café ruim e quer mudar isso, continue lendo.IMG_9212

A maioria das cafeterias, restaurantes e padarias servem um espresso muito forte e muito amargo, mas isso não quer dizer que você não gosta de café. Pode ser que o grão que eles servem não é de boa qualidade, pode ser que não sabem preparar a bebida, pode ser que o equipamento para o preparo não seja ideal. Então você me diz “mas eles são maioria, não sou eu que estou errado?”, então lhe respondo “Meu(minha) caro(a), posso contar nos dedos os estabelecimentos que servem espresso com 100% de perfeição”.

A grande maioria das cafeterias finas servem café com 80% de perfeição, e algumas cafeterias mais simples servem com 30% de perfeição, o que torna o café, no meu ponto de vista, impossível de beber.

Com relação ao sabor do café, isso é muito particular, até porque a percepção dos sabores muda de pessoa para pessoa. Você sabe que está tomando um bom espresso quando não faz caretas para bebe-lo sem açúcar. Café amargo demais é ruim, alguns tipos de amargo no café são desejáveis, como o amargo do chá verde por exemplo. Não se engane quando o café for fraco, não se deixe levar, exija que um café bom tenha corpo (seja viscoso, cremoso).

Espressos mais ácidos tendem a ser mais valorizados no mercado, mas nem todos são bons ao paladar. Espressos bons chegam a despertar surpresa, é como estar de jejum e comer um queijo parmesão ou um queijo grana padano. Não se preocupe, sua língua é quem vai dizer se aquele café é bom ou não, simples assim. Mas é como eu disse inicialmente, não desanime, aqui no Brasil não é tão fácil achar bons espressos, ainda mais em tempos de crise. Procure cafeterias especializadas, preferencialmente as que vendem micro lotes de café.

Vamos falar sobre o açúcar.

Não existe regra ou lei falando sobre o uso do açúcar. Acho injusto acusar quem bebe café com açúcar. Eu respeito quem coloca pimenta ou sal na comida, porque reclamar dos que usam açúcar?

As dicas que vou passar abaixo é para quem é iniciante com café. Caso você já tome café sem açúcar leia até a dica 6.

Para você “deitar e rolar” no assunto café espresso, vou lhe dar dicas:

1- Se você ainda não consegue beber o espresso logo de cara, comece pelo café americano (1 dose de café espresso de 30ml tirado em um copo + 220ml de água quente), depois tente pedir o “carioquinha” (vem na xícara de café, mas é aguadinho), depois passe para o café “longo” e o próximo passo já é o café espresso.

2- Sempre beba o café antes de comer, dependendo da comida escolhida, pode atrapalhar o sabor do café. Se tiver água com gás, beba a água antes do café.

IMG_8620
Espresso no padrão europeu de tamanho, meia xícara.

3- Repare na crema (espuma) do café, quando mais escura, mais amargo o café, se quiser fugir do amargor, escolha lugares que preparem o café com a espuma mais clara.IMG_9390

IMG_8843IMG_7176

4- Antes de beber, encoste as costas dos dedos pelo lado de fora da xícara para verificar a temperatura, se você não consegue deixar os dedos encostados é porque está muito quente, não beba. Aguarde até que possa encostar os dedos, mas não espere muito para que não fique frio.

5- Beba todo tipo de café que lhe oferecerem, beba café em todos os lugares que for, mapeie suas cafeterias preferidas. Com o tempo vai começar a escolher a atendente ou garçonete predileta dentro da cafeteria.

IMG_5124

6- Saiba qual cafeteria tira um bom café através deste outro post que fiz: Como avaliar um café espresso. E para comprar café, recomendo esse post: . Como comprar café

7- Depois que você já sabe quais cafeterias você mais gosta (pelo café claro, descarte escolher a cafeteria pelas guloseimas, caso a cafeteria tenha guloseimas boas isso é um bônus), tente provar um dia o café sem açúcar, mas só faça isso dentro da cafeteria predileta e sem ter comido nada pelo menos uma hora antes do café.

IMG_3056

8- Depois de tirar o açúcar, as suas cafeterias prediletas vão ser reduzidas, você vai perceber que se você tinha 5 cafeterias prediletas, depois que tirar o açúcar você vai ter apenas 2 cafeterias prediletas.

9- Aí então você vai perceber que colocar açúcar no café é bobagem, que é totalmente desnecessário e vai começar a aprender a perceber as notas dos cafés, vai encontrar notas florais, cítricas, frutadas e etc.

10- Depois você fica como eu: querendo fazer cursos, gasta uma fortuna com cafeterias, acessórios, moinhos, copos, cafeteiras, grãos, livros e não tem fim.

IMG_3617

(Depois deste ponto, considere-se um conhecedor de café nível intermediário)

Depois do espresso, quando você tomar um café filtrado vai achar que é fraco. Depois de um tempo vai perceber que o filtrado não é fraco, vai notar que é mais uma maneira de beber café, vai perceber que os coados são mais amplos de sabores e percepções.

 

É isso, espero ter ajudado.

 

 

9 comentários sobre “Como aprender a tomar café

  1. Achei seu blogo no clube do café num post sobre vaporizar leite em uma cafeteira caseira.

    Eu particularmente prefiro Lungo e gosto sempre de adoçar com açúcar mascavo, gosto do gosto que ele deixa no café.
    Adoçado com açúcar normal impossível tomar aí prefiro puro.
    Coado gosto do Moka, mas ainda prefiro expresso, pois costumo achar muito aguado os filtrados.
    Achei bem legal o blog vou ler mais frequentemente, enquanto me decido que cafeteira eu compro, pois queria algo prático como uma superautomática.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Yan. Adoçar é muito particular, não tenho preconceitos. Eu não adoço meus cafés, mas respeito quem adoça, afinal de contas, cada um escolhe como gosta de tomar café (estamos em um mundo livre, certo?). Olha, eu já tive várias super automáticas e eu gosto bastante, porque são práticas, mas não permitem tantas manobras como uma máquina de grupo (máquina de padaria). Para quem gosta de espresso elas cumprem a função. Gosto muito delas porque: moem o café na hora, você coloca o café em grãos, ou seja, você está vendo o produto, não tem malandragem no pó, elas são práticas de limpar, você escolhe qual grão usar, você regula ela e o café sai sempre igual. Eu tenho uma em casa para o dia a dia.
      Fico feliz que tenha gostado do Blog! Bom café pra você!

      Curtir

  2. boa tarde rafaella eu tenho uma saeco lirika qual seria a melhor moagem mais fina ou mais grosa para eu poder tentar chegar o mais próximo de um cafe feito em uma maquina profissional

    Curtido por 1 pessoa

    1. Boa noite Radhames! Como eu não sei em qual moagem a sua máquina está, vou recomendar alguns parâmetros para você manobrar a sua máquina. Recomendo que olhe a borra do café. Ela deve ser durinha e consistente, formando algo parecido com uma bolacha oreo. A borra não pode estar aguada demais e nem seca demais. Você vai regulando isso na moagem da máquina. Moendo mais fino ou mais grosso até ajustar pela borra. Outra característica é a crema, que deve ser duradoura e alta. Moagem mais fina deixa a crema mais alta e duradoura, mas isso pode queimar o Cafe. Atente para a cor da crema do café, deve ter uma cor uniforme e ter a cor de “saquinho de pão”. Moagem mais grossa deixa a crema mais fina. O restante fica por conta do seu paladar para ajustar a máquina. Sugiro que leia o outro Post sobre “como avaliar um café espresso”, segue o link:
      https://aventurasdabarista.wordpress.com/2015/06/17/como-avaliar-um-cafe-espresso-1a-parte-servindo-o-cafe/amp/

      Curtir

Deixe um comentário