Como preparar café na AeroPress?

A AeroPress possui diversas receitas de preparo. O interessante é gama de temperaturas que esse método permite, algo que não é comum nos demais métodos de preparo de café.

Se você nunca preparou café na AeroPress sugiro que você inicie com a receita padrão, que vou indicar abaixo e à partir dela faça ajustes para adequar ao seu paladar.

As variáveis no preparo da AeroPress são:

  • Grão (dispensa maiores explicações);
  • Temperatura de preparo (quanto mais fria, menor o amargor);
  • Tempo de infusão (quanto mais tempo, mais amargo);
  • Moagem (apesar de ser limitada, permite pequenos ajustes).

Detalhes importantes:

  • A moagem para AeroPress é bastante flexível dependendo da receita, particularmente gosto de usar a mesma moagem de preparo para café espresso;
  • A temperatura é importante, nunca ferva a água, mas também não use fria demais, recomendo não usar abaixo de 75ºC e nem acima de 95ºC;
  • Cada um tem um gosto pessoal, respeite o seu;
  • A escolha do filtro da AeroPress é importante, existem dois tipos: papel e metálico. O filtro de papel é o mais comum, retém alguns óleos (aromas portanto), é descartável, possui preço acessível mas ainda é difícil de achar pra comprar no Brasil (não vende no mercado, nem em empórios, apenas cafeterias e sites especializados) produz uma bebida mais limpa com amargor menor. O filtro metálico não é descartável, sendo portanto mais econômico pois não requer filtros para repor, a bebida é menos limpa, pois o filtro metálico não segura tantas partículas (mais amargor), mas tem o benefício de não ter o “gosto”do papel, além disso é lavável, durável e nunca vi para comprar no Brasil. Opinião pessoal: gosto do filtro de papel pela bebida limpa que produz, ainda não experimentei café na AeroPress com filtro metálico para afirmar qual é melhor “de fato”.

Segundo o inventor, a temperatura ideal da água é em torno de 79,4ºC. Já em campeonatos de AeroPress a temperatura é algo que muda de competidor para competidor, depende da receita de cada barista, afinal de contas, sabemos que a temperatura é um dos mecanismos de manobra dos sabores e aromas.

Quer saber mais sobre a história, origem e curiosidades sobre a AeroPress? Consulte minha Postagem sobre isso AQUI.

Receita Padrão – Passo a passo

Utilize a colher medidora que vem junto com o equipamento. Meça uma colher em grãos e coloque no seu moinho (cerca de 17gramas). Regule para moagem média fina, semelhante à moagem de espresso.

img_1358
Moagem que gosto de usar.

Escalde o filtro de papel (para remover o gosto de papel) ou metálico (para pré-aquecer o metal).

img_1374
Note que o filtro de papel está colocado sobre a “peneira”. Na foto o papel já está escaldado.

Escolha como prefere preparar, existem duas maneiras: TRADICIONAL e INVERTIDO.

img_1377
Montagem Tradicional

 

img_1368
Montagem Invertida

 

Segue abaixo a descrição de cada uma das montagens.

MONTAGEM TRADICIONAL – Coloque o pó de café dentro da AeroPress, depois zere a balança, adicione água até a marca 1, aguarde 15 segundos, depois coloque mais água até marcar 220g de água ( ou até a marca número 4). Tampe com o pistão e aguarde 1 minuto. Depois é só pressionar.

 

img_2523
Montagem Tradicional

 

MONTAGEM INVERTIDA – Encaixe o êmbolo na camisa do pistão, vire-o de cabeça para baixo, de modo que o encaixe da peneira fique virado para cima. Coloque então o pó de café dentro da AeroPress, depois zere a balança, adicione água até a marca 4, aguarde 15 segundos, depois coloque mais água até marcar 220g de água (até a marca número 1). Tampe com o filtro e aguarde 1 minuto. Depois é só virar o lado da peneira para baixo, ou seja, dentro da caneca, e pressionar.

img_1360

 

 

img_1375
Aguardando o tempo de infusão – método INVERTIDO
img_1879
Eu preparando café na AeroPress, nota-se minha preferência pelo método INVERTIDO

Cuidados:

– Não deve ser levada ao fogo;

– Cuidado na hora de virar a cafeteira no método INVERTIDO;

– Cuidado na hora de pressionar o Pistão pois o recipiente de baixo pode escorregar;

– Escolha um recipiente firme e que aguente a pressão para ser colocado abaixo da AeroPress;

– Na hora de lavar prefira detergente neutro e esponja dedicada ao uso com café, evite submergir a cafeteira em água suja ou com outras substâncias (dentro da pia por exemplo).

 

Dicas:

– O método INVERTIDO costuma ser mais preciso por conta de não iniciar a filtragem antes do tempo.

– O método INVERTIDO costuma fazer sujeira, tenha cuidado.

 

Receita vencedora do campeonato mundial de AeroPress do ano de 2016:

35g de café;

Moagem: médium-coarse;

Água: 250ml;

Temperatura: 83ºC;

Usa o aeropress com a parte da borracha virada pra cima (do embolo): Invertido.

Link: https://worldaeropresschampionship.com/

Passos:

  • Moa o café
  • Escaldar o filtro
  • Adicione o café
  • Adicione 150ml de água em 15 segundos
  • Mexa ate 30 segundos
  • Coloque a tampa e aguarde 60 segundos
  • Dar um redemoinho e mergulhar (submergir)
  • Adicione 100 a 120 g de água para beber

 

Enjoy!

img_0013

Dúvidas e sugestões de preparo? E-mail: aventurasdabarista@gmail.com

 

7 comentários sobre “Como preparar café na AeroPress?

  1. Parabéns pelo post! Até agora eu tinha só olhado e executado receitas, sem pensar muito na influência da temperatura, tempo de infusão, etc. Vou fazer a receita padrão e vou adaptando. Um abraço!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Juliana. A Pressca é muito, mas muito próxima da Prensa Francesa, com o inconveniente do pó continuar a infusão, uma vez que o pó e a água ficam ali juntinhos o tempo todo, correndo o risco de produzir amargor. Continuo preferindo a Prensa Francesa. Mas a Pressca tem um apelo prático, acho boa quando a dose do café vai ser tomada inteira na hora, ou seja, em pouco tempo. Não é algo que possa ficar dentro da Pressca por muito tempo. Não gosto da Pressca pelo plástico, plástico normalmente não é indicado para bebidas quentes. Ainda não provei nenhum café na Pressca, mas acho difícil ser melhor que a Prensa Francesa.

      Curtir

    1. Boa Tarde Claudio. O volume que café que a AeroPress prepara depende da receita utilizada. Usando a AeroPress na sua capacidade máxima ela rende cerca de 300ml de café, mas normalmente acaba sendo menos que isso porque uma parte do volume é preenchido com o pó de café, então acaba sendo menos de 300ml na prática. Uma caneca grande café tem por volta (dependendo do modelo) de 250ml. Uma xícara de café cheia tem 50ml, então um preparo de café na AeroPress com sua capacidade máxima (contando com o volume do pó de café) resultaria em cerca de 5 xícaras de café. O lugar onde você coloca o café moído é o mesmo lugar que você completa com água, ou seja, o café moido e a água disputam esse volume de 300ml do equipamento. É isso! Bom café pra você!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s