Café da Papua Nova Guiné

Como você imagina um café da Papua Nova Guiné? Um país com 848 idiomas diferentes, formado por lindas ilhas onde 82% da população é rural e existe canibalismo? Suas paisagens são dignas de um filme tipo Indiana Jones ou de games como Tomb Raider. Pois tão surpreendente quanto os dados do país são as impressões que tive desse café.

Originalmente ganhei um pacote desta região enquanto visitava uma torrefadora em uma pequena cidade no interior da Alemanha em 2016. Entrei para tomar um café e conhecer o lugar, mas foi uma das melhores coisas que fiz na minha vida, ganhei dois cafés incríveis.

img_8724

A Papua Nova Guiné é um país da Oceania, “pertinho” da Austrália. É um dos países com maior diversidade cultural do mundo. Também é um dos países com maior pluviosidade do mundo, fazendo sua vegetação ser densa e rica.

informacoes-papua-nova-guine-2

Em meio a esse clima de aventura, venho apresentar o único lote de café da Papua Nova Guiné que provei.

canoe-262466_640

Os cafés da Papua Nova Guiné provém de dois tipos de plantação: grandes fazendas ou pequenos produtores,  que plantam seu café ao lado de agriculturas de subsistência (plantações para uso particular, comidas do cotidiano), muitas vezes chegando a 20 pés de café por propriedade e são eles os responsáveis por 90% da produção do café do país. Sendo que uma parte da plantação é controlada pelo governo. Cerca de 2 a 3 milhões de habitantes sobrevivem das plantações de café. Consegue imaginar? É realmente uma iguaria.

papuabysat2
As plantações de café ficam nessas regiões montanhosas que atravessam o país.

Sugiro que entre nesse link para ter idéia de algumas coisas desse país e ver algumas imagens relacionadas aos cultivo de café: Link de Imagens da Papua Nova Guiné

As variedades de café dominantes na região são: Bourbon, Typica e Mundo Novo (criado aqui no Brasil, na cidade de Campinas).

img_2577
Fiquei impressionada com o tamanho dos grãos, a embalagem não descreve, mas suspeito que seja Maragogype (uma variedade de café).

Uma curiosidade, na Índia, o café classificado como AA é um café de peneira maior, equivalente ao nosso “Peneira 18 acima”, já na Papua Nova Guiné, os cafés classificados como AA são reservados aos cafés do governo (traduzindo ficou estranho, caso alguém tenha entendido melhor me corrija).

Provei o Café seguindo parcialmente o Protocolo da SCAA.

Segue minha opinião:
Aroma – moído seco – aroma doce,  fundo de caramelo
Aroma – moído molhado – aroma de rapadura
Corpo moderado.
Bebida muito doce
Grãos grandes e ligeiramente amarelados.
Notas de melaço de cana, rapadura, doçura natural
Notas marcantes, fácil de perceber as notas.

As notas do Café da Papua Nova Guiné que provei foram bem semelhantes às descritas neste site: Link com descrição de Café da Papua Nova Guine.

*Foi difícil achar imagens para ilustrar este Post!

Referência Biliográfica:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s