O que é AeroPress? Como funciona a AeroPress?

AeroPress é uma cafeteira, ou dispositivo de extração de café, composto por um pistão e uma camisa, sendo que na parte de baixo da camisa existe uma peça furada (cesto ou basket) onde é colocado o filtro. A ideia é prensar o café misturado com a água contra o filtro para que ocorra a extração da bebida que sai na parte de baixo.

Inicialmente, acho a AeroPress incrível, pois ela possui uma versatilidade única, difícil de ser encontrada em outros métodos de preparo.

img_1906

img_1734
Peça que fica no fundo da AeroPress (na cor preta) e filtro de papel já molhado (após escaldar), colocado sobre a peça furada, peça que leva o nome de “basket“em inglês ou cesto em português.
img_1737
Peça inteira, onde se pode ver seus componentes.

Além de ser conhecida como a cafeteira dos aventureiros, hipsters, desapegados e exploradores, ela possui uma variedade de combinações de preparo que permite a execução de várias receitas. Não é à toa que a AeroPress acabou caindo no gosto dos jovens. O amor é tanto, que foram criadas competições e desafios de preparo de café com o equipamento.

img_1852

Existem vários vídeos na internet de aventureiros preparando seu café nas mais diversas paisagens e situações, mas o meu predileto é um vídeo de um preparo de café dentro de um balão a 6.000m de altitude, onde a temperatura é cerca de -20ºC (video abaixo):

A AeroPress parece uma seringa, é feita de um elastômero termoplástico, cujo fornecedor é o mesmo que fornece materiais para seringas nos Estados Unidos.

Ela foi criada em 2005 e era feita de um policarbonato transparente, mas fatores como a durabilidade e presença substâncias nocivas à saúde acabaram fazendo o fabricante trocar o material para o Propileno na cor marrom, fazendo a durabilidade aumentar e deixando o material livre de substâncias que fazem mal pra saúde (Ufa!). O nome químico é estireno-etileno-butadieno-estireno.

 

aeropress2-800
Primeira versão da Aeropress, fabricada de Outubro de 2005 a Março de 2007. Nesta primeira versão, feita de Policarbonato. As peças em preto são acessórios que vêm junto com a cafeteira.

Ela foi inventada por Alan Adler, que é o mesmo inventor de um brinquedo parecido um Boomerang chamado “Aerobie”, por isso lembra o nome da cafeteira. A AeroPress não tem qualquer relação com aviões, modelismo, ou qualquer outra coisa que possa imaginar com o prefixo “Aero”, uma vez que, aqui no Brasil, palavras com esse prefixo possuem relação com aeroportos, aeromoças, aeromodelismo, aero…, etc. Mas neste caso não possui relação.

76453225-a299-46fa-90f6-a102aba97927_1-bd26f535c86b2cd5adc308455c2c694d
Brinquedo Aerobie, inventado pelo mesmo inventor da AeroPress

Alan Adler é engenheiro eletricista e tem mais de 40 patentes, inventou desde dispositivos para aviões, navios e barcos até telescópios, além de estudar e desenvolver velas para barcos. Hoje ele mora na Califórnia dos Estados Unidos.

img_1384

Alguns livros dizem que a AeroPress foi idealizada para conceber doses de café espresso, mas sem o uso de máquinas. No entanto, acho difícil que um engenheiro com tantas patentes (inteligente) tenha idealizado uma prensa com a intensão de reproduzir tamanha pressão existente no café espresso que é de 9bar. Uma AeroPress jamais irá alcançar os 9bar de pressão de uma máquina de café espresso. Os 9bar de pressão equivale a uma pessoa aplicar uma força no pistão da AeroPress de cerca de 9kg por centímetro quadrado. A palma da minha mão (sem contar os dedos), possui cerca de 7,5cm por 10,0cm, portanto a área de pressão da minha palma da mão é de 75cm², ou seja, eu preciso aplicar uma força de 675kg no pistão da AeroPress para obter a mesma pressão de uma máquina de café espresso. Eu mal consigo utilizar os equipamentos da academia e nem que eu suba em cima da AeroPress (não tenho 675kg, ok? risos) alcançaria este valor.

Alan Adler, eu acredito que você fez a Aeropress perfeita e isso não me impede de amar a AeroPress. Aliás, isso acaba sendo uma vantagem, pois cada pessoa aplica a pressão no pistão de uma maneira diferente, produzindo cafés únicos e acaba entrando no que eu disse no primeiro parágrafo quanto à versatilidade e combinações.

A AeroPress é uma mistura de French Press com espresso, tendo a precisão de preaparo da French Press e a variabilidade de preparo de um café espresso.

img_2523
Como ela funciona

Por isso existem competições de preparo da AeroPress, porque varia muito de indivíduo para indivíduo e isso é fantástico. A primeira competição de AeroPress foi na Noruega. Confira aqui o vídeo da última competição (2016) que foi em Dublin, preste atenção nas argolas inventadas por Alan voando durante a competição, são os Aerobie’s, e teve brasileiro no podium, Hugo Rocco de Curitiba, que ficou em 3º lugar:

A aeropress hoje no Brasil tem uma pegada mais “cult”, sendo utilizada em cafeterias modernas ou roasters escondidos em bairros pouco conhecidos nas cidades grandes. Falo também da arte envolvida, pois verdadeiras obras de arte são criadas para ilustrar os pôsteres das competições de Aeropress ao redor do mundo. O primeiro campeonato de Aeropress do Brasil em 2015 teve a ilustração feita por Gustavo Gialuca, que fez uma imagem da Carmem Miranda, você pode acessar o site do Gustavo aqui: Link do Gustavo Gialuca.

12507620_460789934124324_2065960473205035339_n
Pôster – Campeonato de AeroPress no Japão
sa-aeropress-poster-web-2
Pôster Campeonato de AeroPress da África do Sul
6ba247ebd560be590ace2ab4babe3b7e
Pôster do Campeonato de AeroPress de Taiwan
15036216
Pôster do Primeiro Campeonato de AeroPress no Brasil, feito por Gustavo Gialuca.

Aliás, você pode comprar os pôsteres dos campeonatos de AeroPress de várias partes do mundo através desse site que é indicado no próprio site do evento (não ganhei nada pra divulgar isso, mas eu fiquei com vontade de comprar): Link para site onde compra Posteres de Campeonatos de AeroPress

Ficou interessado em como se prepara um café na Aeropress? Em algum Post futuro você ficará sabendo! ;o)

Fonte das informações:

Observações:

  • Não recebi qualquer pagamento para informar sobre os Posteres e arte;
  • Não recebi qualquer pagamento por parte da AeroPress;
  • Post meramente cultural, sem intenções financeiras.
  • Divulgação gratuita de cultura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s