V60 x Coado tradicional 

Hoje fiz a experiência de comparar 2 métodos de preparo semelhantes para os que assistem o processo, pois ambos são métodos de café coado.

O V60 fiz na proporção de 26 gramas para cada 240 gramas de água.

Já o coado tradicional fiz no coador normal de papel (desses vendidos no mercado), usei a proporção de 15 gramas para cada 240 gramas de água. As proporções tirei do livro “How to make coffee”, e confesso que não gostei do resultado, pois não chegou nem perto do sabor dos cafés tradicionais que estamos acostumados a tomar aqui no Brasil. Enfim, livro estrangeiro, costumes estrangeiros, para efeito de comparação até que foi útil.

A diferença pode ter sido causada também pelo tipo do grão pois usei bourbon amarelo de torra média clara, o que já deixa suave.

Já o grau de moagem foi específico para cada tipo de preparo, sendo mais fino pro coador tradicional e médio para o método V60.

 

V60

 

coado tradicional

 

V60 sendo coado

 

Vista de dentro do V60 (ja escaldado, por isso o papel molhado). Note as ranhuras .

 

Coador tradicional, note que o filtro é branco, note tambem as ranhuras. Na foto o filtro ja esta escaldado

 

Parte de baixo do V60. Permite um fluxo maior e uma maior aeração por conta das ranhuras que separam o fluxo na hora de descer para o recipiente.

 

Parte de baixo do cone do cafe coado tradicional. Todo o café é obrigado a passad por um unico furo no fundo, fazendo com que o café fique mais tempo em contato com a água.

Resultado
O furo no fundo dos cones parece ser mais determinante no sabor final do que as ranhuras internas, pois o café coado no coador tradicional ficou mais amargo, resultado de um maior tempo de contato com o pó , comprovando a eficácia do gráfico que relaciona o tempo de infusão com o amargor.

O café no V60 não teve gosto de papel, ficou mais suave, mais doce, mais oxidado, mais suave. Prova que mesmo ambos sendo Cafes coados apresentaram resultados completamente diferentes.

 

4 comentários sobre “V60 x Coado tradicional 

  1. Ola, atribuo a diferença a proporção entre quantidade de café e tempo de difusão. Achei muito grande a diferença, quase 10 gramas a mais, para o método tradicional.

    Curtir

  2. Olá Rafaella, eu acho que o teste foi feito de forma invertida.
    Como o coador normal possui uma vazão menor, a moagem deste deve ser mais grossa em relação ao V60, que possui uma vazão bem mais acelerada.
    Como o tempo de extração é menor, o tempo de infusão é maior, associado a uma moagem mais fina, você acaba extraindo além do desejado.
    A vantagem do V60 é justamente em relação ao menor tempo de extração, permitindo uma moagem mais fina.

    Curtir

    1. Oi Ricardo! Gostei do comentário! A ideia de fazer como eu fiz foi pra mostrar que os porta-filtros (coadores) convencional melitta e V60 são totalmente diferentes apesar de parecerem iguais (aos olhos dos leigos e iniciantes neste mundo de café). Concordo com você em tudo. Fiz porque vi aqui na minha região (interior de SP) muitas cafeterias (inclusive fotografei umas 4 ) preparando no V60 como fazem o coado melitta tradicional e vendendo como “coado”, sem tomarem qualquer cuidado no uso do V60 (como o sincronismo entre o tempo e peso da água), simplesmente prepararam como se prepara em casa, como você sabe, o V60 exige muito mais detalhes no preparo do que o melitta comum. A intenção foi explicar a diferença dos dois e que cada método exige um preparo diferente. Por isso a frase inicial e a final do Post. Mas para obter um equilíbrio dos métodos, certamente a sua descrição é correta e eu assino em baixo. Quanto ao grau de moagem do V60, nenhum dos livros que tenho (veja na aba “sobre”) menciona qual a moagem correta, a referência que tive foi de sites confiáveis da internet. Até mais!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s