Cafeteira Italiana Moka

Entre tantos métodos diferentes e alternativos não existe uma tão clássica quanto a cafeteira italiana! Algumas pessoas gostam muito dela, outras nem tanto e depois de pesquisar muito descobri que: se você não gostou do café da Moka, é porque não soube preparar! O preparo correto, somado à um café bom e uma água boa só pode resultar uma excelente bebida.

IMG_7289

Durante a pesquisa fui atrás de uma “Bialetti” e fiquei apaixonada pelos diversos modelos e cores! Sem contar a diversidade de produtos para preparo de café, leite, cappuccino, entre outros.

*Se você tem dúvidas quanto à palavra Moka, Moca, Mocha entre outras, acesse o link exclusivo para tirar essa dúvida: Link – dúvidas palavra Moca, Mocca, Moka, Mocha etc.

IMG_6183

Por fim escolhi minha Moka Crystal vermelha! Linda! Apaixonante! Fiquei um mês inteiro sem pensar em outra maneira de preparar café! Só queria fazer nela. Fiquei encantada em ver aquele café escorrendo e preenchendo seu compartimento superior feito de vidro. Parecia uma criança com brinquedo novo.

IMG_6148

Essa cafeteira produz um café forte, muito semelhante ao café espresso.

 História

Conforme consta no livro El Arte Del Café de RACINEUX & TRAN (pg. 100, 2017 – vide Referência Bibliográfica), a cafeteira italiana foi inspirada na “Lavadora Manual” de Louis Bernard Rabaut, inventada em 1922.

A história dela começa com a de seu inventor, Alfonso Bialetti cuja patente é de 1933  (vide referência Bibliográfica – HOFFMANN, J., 2014, pg.88)

Alfonso Bialetti abriu uma fundição em Piemonte em 1919 com o nome de “Alfonso Bialetti e C – Iron Foundry in the Shell”. (fonte: Alfonso Bialetti – Wikipedia, vide Referência Bibliográfica).

Foi apenas em 1946 que seu filho assumiu a empresa e  então iniciou a produção em escala industrial e depois em 1953 surgiu a publicidade utilizando o “homenzinho de bigode”, imagem criada por Paul Campani. (fonte: Alfonso Bialetti – Wikipedia, vide Referência Bibliográfica).

Meu dedinho pra mostrar a proporção, cafeteira enorme (foto antiga das minhas andanças atrás de café).

IMG_6243

Como é o sabor do café preparado na Moka?

James Hoffmann em seu livro “The World Atlas of Coffee” (pg. 88, 2014), relata que devido à alta relação entre água e café e devido ao tempo de infusão ser bastante curto, ainda é difícil utilizar torra clara e obter bons cafés e com acidez. Ele ainda recomenda uma torra de espresso clara, ou um café plantado em regiões baixas e recomenda que fuja das torras escuras, já que este método tem a tendência de produzir bebidas amargas.

Como preparar café na cafeteira italiana ou moka?
Adicione água até o nível da válvula, na verdade um pouco abaixo dela. Utilize água mineral ou filtrada para não alterar o sabor do café. Existe um cesto com furinhos, onde se coloca o café moído, recomendo utilizar uma moagem média-fina. Se você utilizar uma moagem fina demais pode entupir. Se você utilizar uma moagem grossa demais o resultado vai ser uma bebida muito suave e diluída.

Não aperte o pó, isso pode atrapalhar a subida da água pelo café e causar acidentes.

Você não tem como regular a quantidade de pó ou de água, na verdade você escolhe sua cafeteira italiana pela quantidade de xícaras que ela é capaz de preparar. Já vi cafeteiras italianas que são capazes de preparar até 1L de bebida.

Não tente preparar o café com metade da dose de café ou de água, pode ser desastroso.

IMG_6241
Nível da água deve ser logo abaixo da válvula de segurança.

Adicione o café no cestinho por completo e retire o excesso com a ajuda de uma colher, deixando o pó até o limite superior da peneira.

Lembre-se de encaixar também a peneira plana e o anel de vedação (anel de borracha).

IMG_6259
O café deve preencher todo o espaço destinado ao pó de café, sem prensar e sem colocar café em quantidade menor que a prevista.
IMG_6142
Lembre de colocar uma colher de sopa de água fria antes, na foto não aparece, mas a água está ali (Transparente, é lógico).

Dica 1: Antes de levar ao fogo, coloque umas gotas de água fria (cerca de uma colher de chá) na parte superior, para evitar que o café fique amargo.

Dica 2: Você pode pré-aquecer a água antes de colocar dentro da Moka, isso acelera o processo e evita de queimar o café. (Isso não é obrigatório).

IMG_7283
Subida do café, momento máximo para desligar o fogo.

 O fogo deve ser baixo. Ao colocá-la ao fogo, deixe sua tampa aberta para que possa visualizar o momento em que o café começa a subir. Não abandone a cafeteira sozinha, esteja por perto para verificar quando o café começa a subir, depois que ele inicia a subida para o compartimento superior o processo é rápido. Você pode desligar o fogo quando começar a sair o café, algumas cafeteiras terminam o processo sozinhas. Nem todas as cafeteiras italianas são certo com essa técnica de terminar de subir o café sozinha.

IMG_5113
Cafeteira Italiana cortada, para mostrar o funcionamento interno, uma genialidade. Foto autorizada pela importadora.

 

 Arte
Idolatrada por muitos, essa cafeteira é tema de pinturas, sobretudo quadros modernos no estilo “urban art”, ou “street art”, que  aparecem em museus de arte contemporânea em cores fortes e marcantes.

Referência Bibliográfica:

10 comentários sobre “Cafeteira Italiana Moka

    1. Comprei uma há um mês pelo site da glaser presentes, uma loja de Curitiba. Tente contato com eles pra saber se tem mais. Acredito que a miha estava em estoque há muito tempo, então dei sorte.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s