Máquinas para Café – Parte 1

Você já se perguntou qual máquina faz o melhor café?

Para responder essa pergunta é preciso avaliar como você gosta do seu café.

Cada um tem uma preferência pessoal, e não há uma máquina que agrade a todos. Também contam na hora da escolha a praticidade, a facilidade no manuseio, a durabilidade, o tempo necessário para o preparo e a disponibilidade dos insumos no mercado, entre outros itens particulares.

Deve-se ponderar ainda qual a função da bebida no seu dia-a-dia: apenas para acordar, como parte do café da manhã, para degustar, para servir após as refeições, para o preparo de alguns pratos, ou todas essas funções.

Acredito que um dos primeiros passos seja definir se a máquina vai ser de uso comercial (salas de espera, padarias, cafeterias, copas de grandes escritórios) ou residencial (uso em pequena escala, poucas doses diárias). À partir daí alguns modelos de máquina já podem ser separados entre duráveis e resistentes ou menores e mais delicadas.IMG_4154

Um aspecto importante é o acesso aos insumos: onde comprar seu café, onde conseguir sua cápsula, seu sachê, como obter sua moagem ou torra especial… Enfim, é complexo, porque às vezes você gosta de um método de preparo que exige uma moagem diferente daquela encontrada no mercado, ou cujo fornecedor acaba falhando na distribuição. Muitas vezes, principalmente  em cidades menores, não se encontra facilmente tal grão ou pó específico para repor na sua máquina.

Outro aspecto importante: assim como acontece com os carros, nos quais se mede a economia em kilômetros por litro, as máquinas de café podem ser avaliadas em R$ (reais) por dose. Deve-se ter claro quanto custa cada dose de café, para então avaliar o investimento mais vantajoso.

Algumas máquinas exigem instalações especiais, como tomadas específicas (algumas são 220V), e quanto à potência, ela é variável de acordo com o modelo e está associada à caldeira que cada máquina possue. Uma máquina simples da Saeco, por exemplo, tem a potência a partir de 1250 W – a metade da potência de um chuveiro elétrico, ou o equivalente a um ferro de passar roupas, ou ainda um microondas. Algumas máquinas do tipo vending machine, ou máquinas de grupo (aquelas que encontramos em padarias ou cafeterias especializadas) exigem, além da tomada especial, pontos de torneira na parede para o abastecimento de água (liga-se diretamente a máquina na tubulação de água, sendo esta precedida de um filtro).IMG073-01

Deve-se pensar também no tempo disponível para o preparo da bebida. Por exemplo, se a ideia é tomar um café antes de sair para o trabalho, talvez a rapidez no preparo possa ser determinante.

A possibilidade de se preparar outras bebidas além do espresso também é algo a se considerar. Bico vaporizador para o preparo do leite ou para seu uso na latte art também pode ser um diferencial, se você aprecia a espuminha do leite ou pretende brincar de vaporizar com a máquina.

Dependendo da máquina, a borra do café pode ser um problema. Algumas máquinas não têm depósito de borra, e deve-se retirar a cápsula ou sachê após o uso. Isso pode ser bem pouco prático em alguns casos. Algumas empresas oferecem caixas adicionais para o resíduo a ser descartado. Assim a máquina não precisa de monitoramento constante da caixa de borra.

IMG_4048

Se no local de instalação da máquina faz muito frio, o ideal é se pensar num aquecedor para xícaras. Isso é muito importante principalmente no inverno. A xícara de louça, em alguns casos, rouba até 10ºC de temperatura do café, esfriando consideravelmente a bebida. Algumas máquinas possuem um compartimento na parte superior para aquecimento das xícaras.

No próximo Post (“Máquinas para Café – Parte 2”) farei uma análise mais detalhada e um comparativo entre tipos de máquina e preparos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s