Definição de Barista

A profissão de Barista existe há mais de 50 anos, mas foi apenas em 2013 que entrou para o Cadastro Brasileiro de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), ou seja, tornou-se profissão.

A profissão de barista não é tão conhecida aqui no Brasil como é conhecida no exterior.

IMG_6082

O Barista pode trabalhar em várias áreas, ele está envolvido desde a fazenda até a xícara. O barista tem a capacidade de auxiliar na compra de cafés em pequena ou em grande escala, o barista monta Blends (misturas de tipos de café), o barista prepara bebidas especiais, auxilia na escolha do preparo, indica cafés, avalia os grãos, enfim, o Barista é o especialista que entende toda a cadeia produtiva do café, inclusive seu preparo, seu paladar e suas peculiaridades.

É de fundamental importância o conhecimento pleno do café, pois algumas explicações sobre sabores e aromas vêm das primeiras etapas dessa cadeia produtiva, ou seja, vem desde a lavoura.

cropped-dscn8740.jpg

A profissão de barista começou a se popularizar com a chegada de cafeterias internacionais como a Starbucks, e com o aperfeiçoamento das cafeterias nacionais como a Il Barista, Suplicy Cafés, entre outras.

Barista em italiano, refere-se ao bartender, e este prefixo “bar” nesta palavra significa “aquele que trabalha atrás do balcão”. Com o tempo essa designação foi se perdendo e começaram a existir diferenças entre aquele que fica atrás do balcão no preparo de bebidas alcoólicas, e aquele que fica atrás do balcão no preparo de bebidas à base de café. Para o profissional responsável pelo preparo de bebidas alcoólicas ficou definido como barman, e para o profissional responsável pelas bebidas à base de café  ficou definido como barista.

Em algumas situações, o barista faz o papel de Sommelier (especialista em vinho).

Moinho Hamilton Beach
Equipamentos de Barista

Todo barista deve ser: Insistente, determinado, organizado, perfeccionista e cuidadoso. Lembrando que nenhum barista é capaz de fazer “milagres”, pois a grande culpa do sucesso ou fracasso de uma cafeteria esta atrelada ao grão escolhido.

IMG_3397

O que é estudado pelo Barista: como é feita a produção do café, quais espécies produzem melhores bebidas, como é a secagem, como é a torra, como é empacotamento, como é o armazenamento, como é o preparo e por fim como é a prova da bebida. E cada item dessa lista tem mais dezenas de detalhes importantes, contando ainda com assuntos que necessitam de dedicação e constante atualização sobre o assunto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s