Como escolher um café para comprar?

Difícil escolher se for analisar apenas o pacote na gôndola.

Saber escolher seu café requer testes, provas, métodos de preparo e adaptações. Mas alguns itens podem ser observados na hora de comprar seu café.

DSC_8815

Primeiro eu gostaria de lhe dizer que boa parte da culpa do café sair ruim na xícara é a escolha do grão, e isso quer dizer que a culpa é de quem PRODUZ seu grão e de quem ESTOCA seu grão. Falaremos sobre isso no futuro, mas estes itens não conseguimos ver quando vamos às compras. Então vamos falar sobre o que podemos ver inicialmente na gôndola:

Qual tipo? Arábica? 

Resposta: Um item você deve observar de imediato, é aquela característica básica: Arábica? Robusta? Conilon? Bom, gosto não se discute, mas preços de sacas, sacas premiadas, competições de cafés, pois é, isso se discute e envolve dinheiro. Já lhe digo de antemão que com o tempo vai perceber qual tipo de grão mais lhe agrada, mas certamente o arábica é o mais cobiçado no mercado. O arábica só produz em regiões altas, com mais de 800 metros de altitude em relação ao nível do mar, desconfie de cafés arábica em regiões com altitudes inferiores. Cafés Conilon são mais comuns em cafés moídos e tem menor valor comercial que o Arábica. Conilon não é ruim, mas sozinho na xícara pode ser desagradável, ele normalmente é encontrado em Blends, que nada mais é do que uma mistura para ponderar a crema, o aroma, o corpo, etc. Blends são misturas de cafés para formar uma boa bebida. Ainda assim prefiro os 100% Arábica.

Compro moído? Qual moagem?

Resposta: Depende do método de preparo que vai fazer, com o tempo vou postando e você vai vendo qual moagem mais se adapta ao preparo desejado. Os mais comuns são moagem para coador de papel, normalmente a moagem é fina, é aquela comumente encontrada no mercado. Moagem para café espresso é mais grossa, e depende do ajuste com a máquina, é tão afinado quanto uma orquestra, mas a moagem para espresso é um pouco mais fino que um açúcar cristal. Cafeteira francesa e italiana requerem uma moagem mais grossa, quase do tamanho de um floco de ovomaltine. Prefira métodos de preparo em que o café seja moído na hora, a diferença é nítida! Além de ter menos chance de ser enganado, pois café em grão é mais honesto, você “vê” o produto que está consumindo. Prefira comprar em grãos e use algum moinho para o preparo que desejar.

Torra clara, torra escura, café forte?

Resposta: Depende do seu paladar, mas não indico cafés de torra forte, já falei isso no Post sobre Torra. Cafés de torra escura escondem defeitos, além de fazer mal por serem agressivos ao estômago, e se você gosta de café forte há outras maneiras de fazê-lo forte sem que seja um café de torra forte. Cafés de torra clara agrada quem gosta de cafés mais fracos, mas também pode se obter um café mais forte na xícara com grãos de torra clara, alguns truques vamos passando com o tempo.

DSC_9231

500 gramas? 1 Kg?

Resposta: Café fresco é sempre melhor, sempre tem mais aroma, mais crema, escolha embalagens menores caso não tenha muito consumo. Não estoque muito café.

Embalado à vácuo? Pacote normal? Embalagem valvulada?

Resposta: Embalado à vácuo normalmente apresenta menos aroma, você deve imaginar porque. Isso mesmo. Eles aplicam vácuo à embalagem, retirando o ar e junto vai também o aroma. Pacote normal costuma manter mais o aroma. Embalagem valvulada é bom, é a evolução do pacote normal, não perde muito aroma, apenas libera os gases remanescentes da torra. Mais adiante falaremos mais sobre embalagens.

Boa sorte na escolha! Espero ter ajudado.

Um comentário sobre “Como escolher um café para comprar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s